segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cazuza???


É ..DEVIAM COLOCAR ISSO NUM OUTDOOR LÁ NA PRAÇA CAZUZA , NO LEBLON ... Psicóloga x Cazuza ! Estas verdades precisam ser retransmitidas para todas as FAMÍLIAS! Uma psicóloga que assistiu o filme Cazuza, escreveu o seguinte texto: - 'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado. No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo? Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante. Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou. Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor. Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido .. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário? Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor . Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.' Karla Christine Psicóloga Clínica Leu ? Concorda com a psicóloga? De sua opinião:

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara Karla. Já que és psicologa deveria estar melhor informada sobre as coisas. O filme " Cazuza" na verdade, teve o seu roteiro totalmente podado pela propria mãe do cantor, que deve ter tido seus motivos para isso. Quanto ao pai do mesmo ser executivo da EMI, isso nao teve nada com sua entrada para a musica. Ja ouviu falar de Caetano Veloso minha filha? Pois foi ele quem descobriu o Cazuza. Enfim, voce pode ate ser formada e achar que tem toda cultura do mundo, mas pense e se informe antes de sair falando dos outros por ai, ainda mais de quem nao pode se defender. É exatamente por causa de "pequenos burgueses" como você que existe tanta desigualdade. E parafraseando o próprio Cazuza: " A burguesia fede..."

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu também assisti ao filme e não gostei do modo como ele agia. Lembro de uma época em que num show ele cuspiu na Bandeira Nacional se não me falha a memória. Desaprovo, deveria ter sido preso por isso caso esse fato tenha ocorrido realmente. E não duvido. Porém, sou fã do trabalho que ele deixou, adoro suas músicas e os protestos que elas continham. Então, pra responder a pergunta do post depende do que será analisado. Como artista é ídolo, como pessoa passou longe disso.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. interessante assunto pra discussão.
    pra falar a verdade não consegui assistir ao filme até o final, porque achei uma chatice.
    realmente ele era um artista de primeira, mas, sua vida pessoal, pelo pouco que assisti do filme, não merece ser valorizada...
    abs

    ResponderExcluir
  5. Gente, gente, gente. Não estou eu tentando bancar o "advogado do diabo". Mas é preciso que as coisa sejam analisadas caso a caso. Em primeiro lugar como já disse, a história da vida de Cazuza foi sim "mudada" pela familia do mesmo em acordo com os diretores do filme. (leia-se única forma do filme sair) Se consultar-mos os livros do Nelson Mota que acompanhou bem de perto aquela época, veremos que o aconteceu não foi bem como o filme mostrou. E em termos de "livin la vida loca" era sim o estilo de vida da época (e sem hipocrisia ne todo jovem já encheu a cara ao meos uma vez) e quanto ao lance da cuspida na bandeira, cara Sandra, o mundo do Rock é composto antes de mais nada de lendas. Ou você realmente acredita que o Ozzy Osbourne (do Black Sabath) comeu um morcego no palco, ou ainda que Jim Morrison (do The Doors), Elvis Presley e agora Michael Jackson não morreram e sim voltaram para seus planetas ou estão escondidos em algum rancho no interior dos EUA? Enfim gente, não quero causar polemica só acho que as pessoas devem ser respeitadas só pelo fato de serem pessoas e no caso do Cazuza, além disso, pela importancia musical-poetica-cultural que ele tem na história de nossa música. Esta em fase de pré-produção um filme sobre a história do Renato Russo. Quando o filme sair a Sra. Karla Cristine vai critica-lo pelo que? Pelo fato de ter sido homossexual. Pelo amor de Deus gente isso é pura hipocrisia. Agradeço ao blog pelo espaço e digo para sra Karla que concordo sim que precisamos rever nossos conceitos, ainda mais quando de se trata de hipocrisia e falsos valores morais.

    ResponderExcluir
  6. John Campos, não sei porque o estresse. O que todos eles pregavam sempre era o quê? Liberdade de expressão. Ninguém está falando mal do Cazuza, mas as pessoas têm o direito a ter uma opinião mesmo que contrarie a sua. Cazuza também pensava assim. Lamento. Eu sou fã do trabalho dele, mas não sou fã do estilo de vida, desculpe.

    ResponderExcluir
  7. E encerro por aqui minha participação no blog respeitando toda e qualquer opinião, mas mantendo a minha sempre.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde a todos.

    fico extremamente ofendida quando leio este tipo de matéria.
    Dizer que é um ponto de vista...ta , tudo bem, agora a partir do momento em que esse ponto de vista invade a imagem, privacidade e identidade da pessoa, passa a ser JULGAMENTO, e acredito que o julgamento não seja digno da profissão da Karla.

    E mais um detalhe,
    o Cazuza nos trouxe a poesia, a música, foi essa a herança que ele deixou pra nós... agora, vamos deixar que da vida pessoal dele, a família tome a frente...isso não diz respeito a ninguém

    Agradecida pelo espaço,
    VIVA CAZUZA
    Gabriela Mendes.

    ResponderExcluir
  9. Cara Sandra, que maravilha é a web, que nos permite esta interação não é? Bom, sem querer esticar mais ainda a polemica, agradeço o respeito a minha opinião e deixo claro que nao desrepeitei a sua, nem da referida psicologa só vim em defesa de alguem que não esta mais aqui para se defender. De qualquer forma agradeço mais uma vez ao blog pelo espaço bem como às pessoas que engrandeceram esta discussão. Um abraço a todos e lembrem-se vamos viver nossas vidas ao inves da dos outros porque como disse o poeta Cazuza "o tempo não para"

    ResponderExcluir
  10. Não considero Cazuza um marginal nem um santo: é um artista de verdade. Só isso.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que tem que ler o livro sobre a historia dele toda , pois ele tinha seus mutivos pra usar drogas,estou lendo o livro dele e estou gostando muito gosto da forma que ele pensava ele levava a vida como uma brincadeira ate doente ele brincava .
    Eu acho que as pessoas podem ser o que for mais o que ela tem por dentro e puro eu acho que se ele usava drogas não que dizer que ele e uma pessoa mar assassino , ele apenas quis viver a vida de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir